14 de agosto de 2006

Miséria S/A

Já deu trocado pra alguém numa esquina?
Já comprou uma "flanela" por 1 real?
Já deu dinheiro pra malabaristas nos semáfaros?

Eu tenho minhas ressalvas com este povo que pede dinheiro na rua.

Acostumamos a cruzar com eles em cada esquina, como se fizessem (e infelizmente já fazem) parte do nosso urbano de cada dia!



Desde os tempos de Chapecó que tinha a onipresente "noninha", que era encontrável em todos os cantos da cidade, que ao invés de pedir "alguma coisa" pedia "um kilo de erva mate", ou "1 litro de leite" ou "presunto"...Ela praticamente saia com uma listinha fazendo um "rancho" de casa em casa. E com o velhinho de uniforme sempre espiando de longe.

Esses que pedem dinheiro, vc olha e vê que vão gastar em cola, drogas, etc...talvez não por maldade, mas por ser a fuga que eles tem.

Esse final de semana lá no largo, passou por nós duas menininhas, deviam ter uns 8 anos de idade, vendendo umas cartelinhas com adesivinhos. Bate aquela vontade de ajudar, e se eu tivesse 10 pila na hora teria dado pra elas, mesmo sabendo que a mãe delas ia pegar tudo dali a pko. Dei 2 pila, que tinha na carteira. Mas prometi para mim que esse final de semana volto por lá (diz q ultimamente tão sempre la) e vamos levar um presentinho pra elas mesmo.

Jesus disse que na outra semana uma delas fez um desenho numa agenda dele, que elas gostam de desenhar, então acho que vamos pegar um caderno de desenho e uma caixinha de lapis de cor. Algo inútil de maneira geral pra vida que elas levam, mas pelo menos vai servir pra distrair um pko, sorrir um pko fazendo algo que gostam e a mãe delas não vai poder tomar delas em benefício próprio.

É uma pena essas coisas, dói o coração, mas a gente se sente bem quando pode ajudar.

Marcadores: