23 de agosto de 2006

O Desvirtuamento da Infância Atual (I) - "Os disléxicos desenhos de hoje"!

O que vcs leram neste tópico acima, dá um retrato do que tem acontecido ultimamente com os desenhos animados que as crianças assistem. Um dos últimos desenhos menos (excessivamente) infantilizados e que tinham uma linha de raciocínio e um desenhvolvimento linear parece ter sido "Cavaleiros do Zodiaco", muito embora alguns tenham dito que foi desvirtuado nos últimos anos. Alguns bons desenhos são encontrados ainda na TV, mas ou são dos antigos ou estão nas TVs à cabo.



Os tais seriados japoneses com heróis como Jaspion, Changeman e Jyraia, fizeram os EUA buscar a fórmula e americanizar, o que acabou por destruir a essência dos mesmos. Verifiquem que muito embora com recursos técnicos mais escassos, tais seriados possuiam uma linha definida, com um começo meio e fim que podia ser acompanhado pela audiência.



Vejamos: Changeman tinham como objetivo destruir o Gozma, e um por um de todos os seus comandados; Jaspion tinha que encontrar as crianças iluminadas, juntar os pedaços da biblia espacial e com o pássaro dourado derrotar Satan Goss (inclusive com muitas mortes no lado do bem); e por ai iam as histórias.

Os americanos pegaram e criaram os Power Rangers, com mais recursos e com a juventude atualizada, ou seja, todos eram estudantes de uma "malhação americana com monstros".



Cada ano da série
, a história dos Power Rangers era um roteiro macarrônico aglomerado de 2 ou 3 séries de sucesso japonesas, o que não resultava em algo muito lógico; sendo que cada ano a série tomava novas formas e contornos (dino force; turbo power rangers; future force, etc), vez que cada pouco mudava toda a história (desde a origem do grupo aos objetivos do mesmo). O Resultado final todos vcs viram!

Desenhos como Pokemón, derivado dos vídeos games não tem razão de existir, nunca irá ter um final que possa ser "esperado" por quem assiste. O Objetivo é tão somente participar de campeonatos de bichinhos para ganhar cada vez mais (nem mesmo um grande torneio mundil existia... era algo como um street fighter [cujo desenho tbm não vingou]).

Tudo foi infantilizado como se as crianças não fossem capaz de pensar um pko, e a infantilização excessiva não permite o crescimento das mesmas, e pior, ao colocar em cheque aventuras que mostrem o desenvolvimento dos personagens e a busca dos mesmos por ideais deixa de encutir na mente dessa nova geração certos valores, já que os mesmo são moldados nesta idade.

Falo da TV aberta, que atinge a maioria das crianças. A busca pela paz, pela justiça, pela honra, pelo bem, sempre esteve ali: Thundercats, He-man, Caverna do Dragão, Smurfs, Punky, Cavalo de Fogo, Capitão Planeta, Ursinhos Gummy (não os "carinhosos"), Superamigos, etc...



Todos eles traziam uma aventura e sempre destacando alguma lição de moral, mesmo que implicita nos atos e gestos dos "heróis". Alguns desenhos ainda trazem algumas boas mensagens pra essa criançada que tá vindo ai, mas poucos podem ser encontrados na nossa televisão aberta...e isso somado a outros fatores que foram se extinguindo como os programas infantis, seriados comportamentais e de comédias, músicas e a cidade geram um vácuo comportamental nessa criançada, mas isso ainda é assunto para outros dias...



Pela honra e pelos poderes de Grayskull...

Marcadores:

1 Comente:

At quinta-feira, 24 agosto, 2006, Anonymous Anônimo quem?!?

Porra... falou tudo ai Luigi!!! os novos desenhos estão ruim pra caralho... nem da mais vontade de assistir ~~ hehe

 

Postar um comentário

<< Home