31 de janeiro de 2007

TV x INTERNET (seriados)

Opa, é sempre assim...começou com as mp3s 10 anos atrás, quando iniciou em massa o download de músicas pela rede. Agora surgem grandes processos, mas somente para tentar assustar as pessoas, já q é praticamente impossível acabar com isso e caçar todos que trocam os arquivos na rede.

A onda do momento é baixar em 10 minutos os episódios de seriados (eu assisto LOST, Smallville, Heroes e Simpsons) para assistir aqui sem ter que esperar os 4 a 5 meses que levam para estreiar na TV a cabo os episódios por aqui, ou ainda os 12 meses de atraso que as TVs abertas levam (sem contar a dublagem o.O).


É muito fácil e rápido, 2 horas depois do seriado nos EUA, já está disponível para o Download e se esperar até o dia seguinte vc consegue com legendas e tudo. As próprias redes de televisões nos EUA já se deram conta disso e algumas disponibilizam alguns dos seus seriados para serem assistidos pela internet (mas só pra quem mora la...ou sabe usar proxy).

Tal atitude é lógica e aproveita essa onda, sem perder a chance e seu faturamento, afinal, agora é mais um meio de lucrar com anunciantes. Colocando os seriados em seu site oficial, em alta definição, eles derrubam os links piratas, pois oferecem o mesmo produto com qualidade superior e tbm de graça...afinal passou na tv de graça. Ngm vai reclamar de 3 minutos de comercial em um episódio inteiro se puder assistir o programa logo, ou melhor, na hora que melhor for.

No Brasil temos um grande problema. Logo no inicio da TV a cabo, tinhamos acesso aos canais internacionais sem legendas...ok...é ruim para quem não sabe inglês, muito embora seja bom para se treinar aqueles que sabem. Mas o principal ponto é que àquela época, o que nós viamos aqui era o que estava passando lá...direto.


Hoje em dia, foram criadas programações regionais, ou seja...todos os seriados estréiam com atrasos, não vemos todos programas que passam por lá e por ai vai. Isso está estimulando o download e pirataria dos seriados, ao menos em meio a classe social que mais interessa aos anunciantes, e que são aqueles que tem acesso e sabem conseguir os episódios.

Se a desculpa é a questão da legenda, isso não se aplica, afinal, se nerds desse meu país conseguem em algumas horas traduzir e sincronizar legendas de maneira excelente, pq as emissoras, que poderiam inclusive ter acesso ao material antes não o fazem?!? Capacidade técnica não é o que falta. Mesmo que fosse transmitida com 1 dia de atraso com relação à programação de lá, a audiência com certeza iria aumentar e o download ilegal das séries diminuir drasticamente.

No Brasil, temos diversas comunidades sobre as séries, em que todos acompanham o seriado diretamente pelos Downloads, inclusive de séries como Heroes, que ainda nem estreiaram no Brasil


Sofremos com a "regionalização" na escolha dos programas que passam por aqui, justamente quando se busca nos canais a cabo algo diferente do que temos por aqui...está chegando a hora de começarem a fazer "estréias mundiais" na televisão, tal qual cada vez mais o cinema vem adotando, para tentar se diminuir os downloads dos seriados, senão...a parcela mais importante da audiência consumidora estará sendo perdida, sem qualquer razão prática que compense esta prática.

E agora vou indo, acabou de chegar o último dos Simpsons e amanhã tem mais um Smallville!
;)

Marcadores: ,