16 de maio de 2007

Merlin e a humildade

Estou lendo "O Rei do Inverno", primeiro volume das crônicas de Rei Artur do mesmo carinha q escreveu a trilogia do "Arqueiro, o Andarilho, o Herege" (Bernard Cronwell), aliás, duas séries muito boas, vale a pena para quem curte a idade média, ou para quem curte simplesmente uma boa literatura.
Então, lá estou pela página 300 e alguma coisa quando surge Merlin, sim, o grande, lendário e poderoso Merlin. Mal ele chega e sai soltando sarcásticas colocações em cada frase q manda. Uma em específico me chamou a atenção e realmente tem sentido.

"A Humildade é uma praga para o ser humano, atrasa e o rebaixa. O egoísmo é que move a humanidade." (algo assi)

"A vida é dura" (já diria o personagem de Selton Mello no "Cheiro do Ralo"), mas as pessoas tentam se passar de humildes, tentam demonstrar seu lado humano, mostrar aos outros que se importam com os demais, com a natureza e com o sentimento alheio.

Na verdade (também foi assunto de uma discussão minha com a Ariel no MSN esses dias), tudo e qualquer coisa que façamos em nossa vida é em razão exclusiva para nos fazer nos sentirmos melhor.

Na verdade é algo complicado de se explicar, na verdade vou explicar outro dia, mas pensem...tudo e qualquer coisa que façamos é pq temos nossos próprios e simples motivos egoísticos, para que nós mesmos nos sentirmos bem.

Resumindo, concordo com Merlin, o egoísmo é realmente o que move a humanidade. Outro dia fundamento melhor o pensamento, tá largada só a semente da idéia.