2 de dezembro de 2009

A mecânica do sono...

Ok...

Você terminou de usar um computador. Clique no botão iniciar e desliga ele. (um paradigma estranho, mas assim q funciona).
Para desligar o computador costuma levar alguns segundos.
Para ligar ele tbm pode levar até alguns minutos.

O ser humano é um robô biológico. Funcionamos por eletricidade tbm, nosso cérebro fica mandando energia para todos os cantos do corpo. Queremos caminhar, o cérebro determina: "mova sua perna pra frente" e quase instantaneamente ela vai pra onde ele manda.
Chega um momento em que a energia do corpo vai acabando e a gente acaba pegando no sono, mais cedo ou mais tarde, estejamos fazendo alguma coisa ou não. Até dirigindo podemos cair no sono se o corpo realmente estiver com a "memória ram" terminando.

Mas tem algo que me faz duvidar fortemente do tal "design inteligente de Deus" q a religião prega. Se Deus nos fez desse jeito, viemos com um bug e preciso de um upgrade de firmware, pq meu comando "sleep" não tá funcionando direito.

Oras, quando vamos dormir toda noite, não o fazemos pq precisamos e o corpo vai desligar a qualquer hora, facilmente conseguiriamos ficar acordados mais tempo.

O que fazemos é deitar e dizer para nosso cérebro: "Ok, me faça dormir!". O problema é que o cérebro leva algum tempo até cumprir essa ordem e desligar nosso corpo. Qual o tempo ideal?

Eu acredito que com o mecanismo em condições ideais, a gente consegue pegar no sono em uns 10 minutos. Tem vezes que demora mais, muiiiiiiiiiiito mais. E tem vezes q simplesmente não funciona. O que seria isso? Pq não conseguimos desligar o cérebro de mandar informações para nosso ser consciente de maneira simples?

Essa é uma falha gigante desse design inteligente do ser humano. Deveria ser simples, e acredito até possível de alguma forma atingir esse controle do cérebro. Como seria ótimo deitar e dizer: "Ok cérebro, boa noite" e dormir de imediato, em menos de 10 segundos.

Marcadores: , , , , ,